25 de mar. de 2024

Lei dos Fios: oficina marca o começo de reciclagem local de fios

 







        A Lei dos Fios de autoria do vereador Fernando Oliveira, do PP de Santiago – RS, é a primeira legislação sobre o tema no país, obrigando as empresas que operam o serviço a fazerem a remoção de fios caídos, rompidos, desativados e o alinhamento de cabos. Além da remoção emergencial e das retiradas programadas nos mutirões, um dos grandes desafios era a reciclagem dos materiais retirados dos postes de Santiago, toneladas e toneladas de fios.

            Os fios retirados eram entregues para as empresas de reciclagem, porém, era preciso encontrar uma solução local para destinação desse passivo. Com isso, o vereador Fernando Oliveira apresentou e articulou junto a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a criação do projeto Oficina dos Fios, para que com a reciclagem dos fios e a produção de artesanato, a comercialização dos produtos possa ser uma nova fonte de renda para as famílias que participam da oficina.

            Entre os materiais produzidos no Centro de Convivência do Idoso, coordenado pela assistente social Rosane Machado Pinto, estão a produção de cadeiras, cestos, abajures, trançados de parreiras, cercas, varais de roupa e tantos outros produtos. A solução local para destinação dos fios, também se soma a uma nova fonte de renda para as famílias usuárias do Centro de Convivência do Idoso, renda essa que circulará na economia de Santiago e região.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tua opinião é importante!
Blog de Fernando Oliveira