2 de mar. de 2014

A praga do “carguismo”

   Muitas pessoas rejeitam a política pelo balcão de negócios que ela virou, pela corrupção que infelizmente assola nosso país e nossos políticos. Eu condeno todas essas práticas, mas tem uma que vai mais longe, a prática do “carguismo”, que começa por baixo, que é a grande moeda de negócios da nossa política. O fisiologismo, que é quando as decisões são tomadas em troca de favores. É vergonhosa essa situação, tem pessoas que chegam trocar de cidades e de domicílios eleitorais em busca de cargos, empregos, ou melhor, dinheiro. Os famosos cargos de confiança (CC). É “normal” a existência deles dentro do meio político, mas ele deve ser em segundo ou até terceiro plano, não como primeiro, sendo prioridade como ocorre atualmente. Hoje fulano só vai apoiar candidato A ou B se ganhar alguma coisa, ou só vai votar em determinado partido se conseguir algum emprego pra si ou pra algum familiar. Quando as pessoas me conhecem e ficam sabendo da minha paixão pela política e que eu milito em um partido já pulam com aquela pergunta “quanto você ganha?”. Eu fico parado e olhando. Será que é errado tu defender uma bandeira sem ganhar nada em troca? Será que ter ideologia agora é crime? Eu não sei. Se for eu sou um criminoso. Apesar de minha pouca idade, milito a anos dentro da política, antes mesmo de tirar o título de eleitor eu já corria pra cá e pra lá. Eu até o dia de hoje nunca ganhei nenhum centavo de político algum. Quem me conhece sabe do que estou falando. Recusei e sempre vou recusar dinheiro pra fazer política. Sou cidadão, vejo isso como obrigação. Se as coisas erradas acontecem e eu não concordo, o meu dever é de fazer diferente, não me deixar afetar por essa praga que suja a política. Essa minha decisão não se deve pela minha condição financeira, e sim por defesa de meus ideais. Sou pobre, filho de mãe solteira, já fui entregador de flores, carregador e já tive inúmeras funções na minha vida profissional. Hoje sou assistente em escritório de advocacia. Minha parte profissional anda em contramão com tudo isso que é rotineiro na vida política. Repito, não é trabalhar como CC o erro, e sim fazer a política só por puro interesse. Conheço muitos jovens que como eu, militam na política desde infância. Infelizmente da pra contar nos dedos os que não seguem o fisiologismo como modo de vida. Essa praga é cruel, não tem cores partidárias e nem bandeiras, muito menos idade, ataca todos os lados. É uma preocupação que eu tenho, pois esse é o princípio da corrupção. Sem demagogia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tua opinião é importante!
Blog de Fernando Oliveira