21 de jan. de 2018

Conheça os pré-candidatos ao Planalto: Henrique Meirelles do PSD


Dando sequência a séria que apresentará aos nossos leitores e aos demais eleitores os possíveis candidatos à presidência da República, apresentaremos hoje Henrique Meirelles do Partido Social Democrático.
Henrique de Campos Meirelles tem 72 anos, é engenheiro civil, executivo da área financeira com conceituada carreira internacional, considerada uma das figuras mais respeitadas do ambiente financeiro brasileiro internacional. Desde 12 de maio de 2016 é o Ministro da Fazenda, responsável pela recuperada econômica promovida pelo Governo Temer, sendo fiador principal das vitais reformas em curso no país.


Meirelles foi presidente internacional do BankBoston (principal executivo) e presidente do Banco Central do Brasil (BCB), cargo esse que ocupou de 2003 a 2011 durante o governo Lula. Ele foi Chairman do Lazard Americas, banco de investimento sediado em Nova York, sênior advisor da Kolberg, Kravis and Roberts (KKR), uma empresa global de investimentos, membro do Conselho da Lloyd’s of London, empresa global de seguros, membro do conselho consultivo da J&F Investimentos, membro do Conselho de Administração da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, entre outras tantas funções que já exerceu no setor privado.


Na política, em 2002, ele se candidatou a deputado federal em Goiás pelo PSDB e foi eleito com o maior número de votos no estado – 182 mil votos. O sucesso eleitoral de Meirelles foi tanto que impulsionado pelo mercado financeiro internacional, conquistado durante toda sua carreira profissional no setor privado, foi indicado por Lula para ocupar o cargo de presidente do Banco Central. Durante o período de sua presidência, a adoção de medidas liberais marcou o crescimento recorde da economia brasileira.  Para assumir a presidência do BCB ele desfiliou-se do PSDB e renunciou o cargo de deputado federal. Em 2005 foi o primeiro presidente do banco a obter formalmente o status de ministro de Estado.
Em 2011, três meses após o anúncio de sua saída do comando do BCB e a convite de Dilma, Meirelles assumiu o cargo no Conselho Público Olímpico, com mandato de quatro anos, sua função era coordenar todos os investimentos para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Em outubro do mesmo ano, oficializou sua filiação ao PSD, partido que hoje é pré-candidato a presidência da República.


Logo estaremos apresentando os outros pré-candidatos ao Planalto. Não se esqueça de votar na nossa enquete ao lado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tua opinião é importante!
Blog de Fernando Oliveira