1 de mar. de 2017

Roberto Azevêdo é reeleito no comando da OMC

Roberto Azevêdo é reeleito no comando da OMC.
O brasileiro Roberto Azevêdo foi reeleito pelo Conselho-Geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), órgão máximo do comércio internacional, para o cargo de diretor-geral, função que ocupa desde setembro de 2013. O cargo é a maior função dentro da instituição e representa uma posição muito estratégica para o Brasil no cenário mundial. Azevêdo foi candidato único na disputa, fato que expressa o amplo reconhecimento dos membros da OMC ao trabalho realizado por ele durante seu primeiro mandato.
Diplomata de carreira, Roberto nasceu em Salvador e é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UNB) e em Relações Internacionais pelo Instituto Rio Branco. Desde 1983 ele trabalhava no Itamaraty e em 2008 passou a ocupar a função de representante do Brasil na OMC, onde era considerado um “negociador-chave” dentro da instituição.
Entre os destaques de seu mandato estão a conclusão da negociação do Acordo de Facilitação de Comércio (AFC), primeiro acordo multilateral celebrado pela OMC. No ano de 2015, a organização também conseguiu um acordo histórico sobre o fim dos subsídios à exportação de produtos agrícolas, o que ocorreu durante a Conferência Ministerial de Nairóbi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tua opinião é importante!
Blog de Fernando Oliveira