18 de jan. de 2018

Piratini, Heinze, Progressistas e o perigo do fogo amigo

Heinze e Ana Amélia.
Compartilho com os meus leitores minha análise sobre a eventual candidatura do deputado Heinze pelo Progressistas. Essa análise está publicada no blog do desembargador aposentado Ruy Gessinger. Hoje os maiores jornais e blogs especializados em política comentam sobre a resistência encontrada por Heinze em construir sua candidatura ao governo do RS. Logo quando saíram os boatos que o deputado estaria disposto a disputar o Piratini eu já alertava os amigos sobre a dificuldade que ele encontraria. Dr. Ruy sabe bem disso! Confira minha análise:
Nome de Luis Carlos Heinze ao Piratini está na mesa para negociação com correligionários, aliados e demais partidos políticos. O começo disso tudo ocorreu em uma reunião do PP em São Francisco de Assis, no escritório do vereador Wallao, onde dois “afilhados” de Heinze se encontraram em busca apoios na corrida pela Assembleia, Júlio Ruivo, de Santiago, e Lúcio do Prado, de Alegrete. Neste momento delicado a surpresa, o anúncio de sua vontade de concorrer ao Piratini. A repercussão foi imediata.
Seu nome sempre foi visto como um nome setorial, ligado ao agronegócio. Poucos veem a imagem de Heinze como um deputado partidário. Existem duras restrições ao seu nome e isso é inquestionável, ainda mais após o polêmico discurso do deputado em Vicente Dutra, disseminado por adversários com objetivo de macular seu nome e por tabela o nome de Ana Amélia, pré-candidata do PP ao governo do estado. Não foi fácil o partido superar os rótulos de racista e homofóbico.
Dos nomes que fazem parte do primeiro e do segundo escalão do governo Sartori existe a resistência em largar seus cargos, uma das solicitações feitas por Heinze que quer que o partido saia do governo o mais rápido possível. De outro lado encontramos a resistência de que seu nome será um nome difícil de vender, de construir apoios e uma coligação forte, ainda mais em um momento que o partido quer garantir que a reeleição da Senadora Ana Amélia seja a mais garantida e tranquila possível.
O PP namora com o PSDB de Eduardo Leite, os tucanos são aliados históricos. O padrinho desse namoro é Marchezan Júnior (PSDB), prefeito de Porto Alegre e pessoa muito ligada a Celso Bernardi, presidente estadual dos Progressistas. A prioridade do PP é a recondução de Ana Amélia e uma candidatura de Heinze, apesar de simpática a base, é algo muito mais dele mesmo do que vontade da cúpula do partido.

Leia também sobre o mesmo assunto “Progressistas e sua candidatura fake ao governo do RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tua opinião é importante!
Blog de Fernando Oliveira